Campeonato de Portugal de Ralis com “muito” WRC

Fafe Será Palco do Primeiro Confronto do Ano

Arranca na próxima sexta-feira o melhor Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) de sempre, numa edição 2025 de nível mundial em que sobressaem os nomes de Kris Meeke (Toyota Yaris Rally2) e de Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2). Os antigos colegas e rivais nas equipas da Mini – em 2011 – e da Citroën – em 2013 –, com nada menos que um total de sete vitórias no WRC, voltam a reencontrar-se, agora no CPR, e em lados opostos, deixando antever um duelo “sem limites” nas oito provas da temporada. Perante o sucedido nas duas últimas épocas, será fácil prognosticar um domínio acentuado de Sordo e de Meeke na discussão do título e no confronto com a “armada portuguesa”, na qual também surgem algumas novidades.

Se Meeke, atual campeão de Portugal de Ralis, trocou o Hyundai i20 N Rally2 do Team Hyundai Portugal pelo Toyota Yaris Rally2 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, Sordo estreia-se no CPR para ocupar a vaga do britânico na equipa portuguesa da marca que ele tem defendido no WRC nos últimos 11 anos. Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) volta a estar na luta pelo título, tal como Ricardo Teodósio, que troca o Hyundai i20 N Rally2 por um Toyota Yaris Rally2, escolha idêntica, em vez do Skoda Fabia RS Rally2, à do campeão açoriano Rúben Rodrigues, este ano apostado em brilhar no CPR. De resto, Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2) surge mais ambicioso do que nunca, tal como Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2) e Ernesto Cunha (Skoda Fabia Rally2 Evo). Paulo Neto (Skoda Fabia Rally2 Evo), Ricardo Filipe (Skoda Fabia R5) e Lucas Simões (Skoda Fabia R5) deverão completar o leque dos Rally2.


No CPR 2RM (duas rodas motrizes), haverá um grupo alargado de jovens candidatos ao título, com os Peugeot 208 Rally4, como Guilherme Meireles, Pedro Silva e Diogo Marujo, entre outros.

Hyundai Júnior Team FPAK abre a porta a dois jovens talentos

Uma das mais relevantes novidades de 2025 será o Hyundai Júnior Team FPAK, uma parceria entre a Hyundai Portugal e a FPAK que vai permitir a dois jovens talentos como Gonçalo Henriques (vencedor do FPAK Júnior Team em 2022 e campeão português 2RM em 2023 e 2024) e Hugo Lopes (campeão júnior em 2023 e 2024 e ainda vencedor da Peugeot Rally Cup Portugal) guiar um Hyundai i20 N Rally2 em três provas do CPR.

Os dois pilotos que dominaram entre os carros de duas rodas motrizes nas últimas épocas têm ainda a particularidade de contribuir para o aumento da quota de participação feminina no desporto automóvel, ao escolherem Inês Veiga e Magda Oliveira como copilotos.

A dupla Hugo Lopes/Magda Oliveira será a primeira a entrar em ação com o Hyundai i20 N Rally2, no próximo fim de semana, alinhando depois no Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão (asfalto) e no Rali da Água Transibérico Eurocidades Chaves-Verin (asfalto). Quanto a Gonçalo Henriques/Inês Veiga, estreiam-se no Rali Casinos do Algarve (terra), seguindo-se o Rali Terras D’Aboboreira (terra) e o Rali Vidreiro Centro de Portugal (asfalto).

Arranque numa “catedral” chamada Fafe

O Rallye Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabaceiras de Basto (7/8 março) volta a ser o ponto de partida da nova época, com classificativas em pisos de terra. Na tarde de sexta-feira, a prova arranca (15h15m) em Boticas, para a disputa das primeiras três classificativas: Boticas/Vale de Tâmega (9,64 km), Boticas/Sr. do Monte (11,53 km) e Montim (8,74 km), com final em Fafe (22h15).

No sábado, a partir das 7 horas, duas passagens por Luílhas (9,78 km), Cabeceiras de Basto (10,68 km), Seixoso (9,97 km) e Lameirinha (11,18 km) completam o figurino da prova, que terminará pelas 18h06m, em Fafe, na Praça Mártires do Fascismo.