Kris Meeke líder no primeiro dia em Fafe

O britânico Kris Meeke terminou esta sexta-feira o primeiro dia do Rallye Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto na liderança, definida por 4.8 segundos face ao letão Martins Sesks (Ford Fiesta Rally2), quando há ainda pela frente mais 8 classificativas (83,3 km) na etapa de sábado. Terceiro na estrada, o piloto do Toyota Yaris Rally2 foi o mais rápido em duas das três classificativas, aproveitando o facto de Dani Sordo (Hyundai i20N Rally2) ser o primeiro a “abrir” as classificativas e o letão Sesks também tirou partido da sua segunda posição. Resultado: Sordo concluiu a jornada já a 21.7 segundos do primeiro lugar.

Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2), o vice-campeão português em título, destacou-se entre os pilotos portugueses, depois de vencer duas classificativas entre eles, contra uma de José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2), o seu grande rival neste arranque do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), acabando separados por 17.5 segundos. Quem ficou pelo caminho depois de um início prometedor foi Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2), já que na sequência de um “toque” no segundo troço ficou com a suspensão partida.

Ricardo Teodósio (Toyota Yaris Rally2), Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2), Rúben Rodrigues (Toyota Yaris Rally2) e Hugo Lopes (Hyundai i20N Rally2) estão separados por menos de 20 segundos, deixando antever um duelo de segundos interessante no segundo dia de prova.

No CPR 2RM (duas rodas motrizes), em que foram contabilizadas apenas duas classificativas – Boticas/Senhora do Monte foi feita em ligação, por razões de segurança, pelos concorrentes desta classe – Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4) ascendeu ao primeiro lugar na última “especial”, mas Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4) está a uma diferença de apenas 3.4 segundos e Hélder Miranda (Peugeot 2º08 Rally4) a 14.2. Portanto, tudo para decidir no segundo dia.